|
Seminário Estadual de Plantio Direto na Palha
A sétima edição do Seminário será realizado nos dias 11 e 12 de junho, no anfiteatro da UNOESC-Campus Xanxerê e, além de comemorar os 30 anos da realização do primeiro seminário estadual de plantio direto, o evento tem como objetivo reunir agricultores, técnicos, pesquisadores e acadêmicos das ciências agrárias para uma grande reflexão sobre o passado, o presente e, principalmente, o futuro do Plantio Direto na região do Alto Irani.
Para isso o encontro está estruturado em três etapas: a primeira, no dia 11, durante todo o dia, com palestras técnicas abordando temas atuais do plantio direto; a segunda, no mesmo dia, à noite, com apresentação e exposição de trabalhos técnico-científicos e, a terceira, no dia 12, ao longo de todo o dia, com depoimento dos pioneiros do PD no Brasil (já confirmados) e Dia de Campo com demonstração de máquinas, insumos e tecnologias para a implantação e desenvolvimento do plantio direto.
Na abertura do evento haverá uma sessão de homenagens para agricultores, técnicos e para empresas e instituições que contribuíram para o desenvolvimento do PD na região do Alto Irani. Na ocasião será empossado o vice-presidente. engenheiro agrônomo e produtor rural Rodrigo Alessio, para Santa Catarina da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação – FEBRAPDP. http://febrapdp.org.br/noticias/182/seminArio-estadual-de-plantio-direto-na-palha
|
Museu do Plantio Direto em Mauá da Serra, Paraná
No Paraná, produtores e o Grupo de Desenvolvimento Tecnológico de Mauá da Serra uniram esforços para contar o início do Sistema Plantio Direto no município onde as terras também foram atingidas pela erosão nos anos de 1970.
Inaugurado em novembro de 2012, o Museu do Plantio Direto de Mauá da Serra preserva a história do Plantio Direto e lembra as dificuldades enfrentadas para desenvolvimento desse sistema. Desde a sua inauguração tem recebido visitas de estudantes, produtores, pesquisadores e interessados do mundo inteiro em conhecer mais sobre a história do Sistema Plantio Direto no Brasil.
No local, o público encontrará registros fotográficos dos pioneiros da técnica na região, evolução do maquinário e implementos agrícolas para atender o sistema, pesquisas que buscavam novos conceitos de conservação do solo, as importantes parcerias para o desenvolvimento e disseminação da técnica no Campos Gerais. A história da adoção do Plantio Direto pela comunidade de Mauá da Serra teve o estímulo e apoio do agricultor Herbert Bartz, pioneiro da técnica em Rolândia (Norte do Paraná).
Agendamento de visitas:
(43) 3464-1920
[log in to unmask]
Endereço
Rua José Rodrigues da Silva, 647, Pq Industrial Yukimitsu Uemura, Mauá da Serra (PR)
www.museudoplantiodireto.com.br
|