|
Futuro da Agricultura Irrigada será discutido durante Seminário no estado de São Paulo
A Associação do Sudoeste Paulista de Irrigantes e Plantio na Palha (ASPIPP), em parceria com o FEHIDRO e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema, realiza o II Seminário de Agricultura Irrigada em Itapetininga, interior de São Paulo.
No evento, composto por 4 painéis, serão abordados os diversos aspectos relacionados ao planejamento, desafios, tecnologias no agronegócio e plantio direto em áreas irrigadas. A Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (FEBRAPDP) coordenará 2 painéis. O primeiro "Atuais Desafios do Agronegócio e Perspectivas para o Futuro" terá uma palestra do atual presidente da FEBRAPDP, Alfonso Sleutjes, sobre tendências na agricultura, e o workshop "Atuais Desafios para aumentar a produtividade e alcançar os melhores resultados". No segundo painel, haverá o workshop "Analisar o Presente para Planejar o Futuro", com duração de duas horas. O resultado desses dois workshops será um documento com o diagnóstico da região, que apontará os aspectos positivos e negativos para a produtividade das lavouras, abordados pelos agricultores presentes. Com isso, a proposta final é apontar os rumos para o desenvolvimento do Sistema Plantio Direto, junto com a irrigação, para intensificação da produção em harmonia com o meio ambiente.
Os dois workshops serão mediados por Marcelo S Balazina e Maria Josefina Lepri Morandin, consultores da IMO Brasil.
http://febrapdp.org.br/noticias/186/1/futuro-da-agricultura-serA-discutido-durante-seminArio-no-estado-de-sAo-paulo
|
FEBRAPDP visita Itaipu para promoção da qualidade do Sistema Plantio Direto
Em 29 de junho, diretor-presidente da FEBRAPDP, Alfonso Sleutjes, tesoureiro da Federação, Lúcio Damália, e Secretário pesquisador do IAPAR, Rafael Fuentes, estiveram em reunião com o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Miguel Samek, para estreitar parceria em torno de ações de promoção da qualidade do Sistema Plantio Direto e da agricultura sustentável.
As duas entidades desenvolveram, em parceria, o Índice de Qualidade do Plantio Direto na Bacia do Paraná com acompanhamento de agricultores e mensuração de dados. Um dos objetivos dessa iniciativa é a conservação do solo para evitar o assoreamento dos rios da bacia citada, além da defesa dos fundamentos específicos para o desenvolvimento do sistema plantio direto.
http://febrapdp.org.br/noticias/187/1/febrapdp-visita-itaipu-para-promoCAo-da-qualidade-do-sistema-plantio-direto
|